quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

As cinco mais para se escutar quando está na fossa – e ficar pior

Não adianta, você pode ser indiscutivelmente feliz, ter o emprego dos sonhos, namorar quem você ama. Há, também, aqueles que não têm nada disso. O que essas pessoas teriam, em tese, em comum? Ah, os dias cinzas – que aguardam o momento certo para aparecer.
Esse grafite pode se apresentar de várias formas. Com um comentário sobre suas postagens no Twitter carregado de maldade, um rompimento sem razão de ser, uma rasteira no trabalho... enfim, a boa notícia é que existem, sim, as músicas para curtirem com a gente a nossa dor de cotovelo.

Com uma música, você pode chorar, chorar, chorar, basta colocar no repeat de seu som e nem se levantar para voltar a música é preciso. Facilidades da vida moderna. Nos primórdios de minha vida, tinha de rebobinar a fita, ou voltar a agulha do disco para o início da faixa. Em comum com aquela época, uma conclusão: muitas vezes, pode acreditar, funciona melhor do que terapia… Espero sair ileso dessa lista.

5º ) 
Wake Me Up When September Ends – Green Day
Nasci em 10 de setembro e, talvez por isso, eu seja lembrado por minha mulher quando essa música toca. E, também por isso, essa música me comova tanto. “O verão veio e se foi, o inocente nunca sobrevive... Me acorde quando setembro acabar”... A canção faz parte do CD American Idiot, que gerou subprodutos, como clipes maravilhosos, um musical para a Broadway que teve prévia no Grammy 2010, e talvez um filme dirigido por Tom Hanks. Na música, no entanto, é só tristeza: “Aí vem a chuva novamente caindo das estrelas embebida na minha dor de novo, tornando-se quem nós somos. Como as minhas lembranças descansam sem nunca esquecer o que eu perdi”. A música aponta coisas que quebram qualquer coração mais duro, e tem frases certeiras: “...o meu pai que veio para ir embora”, “...como as minhas lembranças descansam, sem nunca esquecer o que eu perdi”. Haja coração!


4º ) 
Helena – My Chemical Romance
“Assim como o carro funerário, você morre para entrar novamente”... Nas novelas, as Helenas de Manoel Carlos representavam força, coragem e certa intensidade, até ficarem ricas. Depois disso, degringolaram, ficaram chatas, pesadas, não batalham por mais nada, e talvez só se levantem de suas cadeiras – caras – para cometer alguma infidelidade. A música homônima, no entanto, lembra atos de superação. De gente que teve o chão aberto aos seus pés, e se superou. Gente que erra, mete os pés pelas mãos, mas sempre dá a volta por cima. “E qual é a pior coisa que você leva de cada coração que você parte (coração que você quebra). E como a lâmina que você mancha, bem, eu estive esperando esta noite: Qual é a pior coisa que eu posso dizer? Tudo fica melhor se eu ficar, até mais e boa noite, até mais e não tenha uma boa noite”... São essas Helenas, ou Helenos, da vida que valem a pena.

3º )
Bringin' On The Heartbreak – Mariah Carey
Reparem na carinha de coitada quando Mariah Carrey canta músicas de fossa. Ah, sejamos justos. Ela é a rainha da (boa) fossa. E, dessa vez, usa a música para fazer ao namorado algumas queixas. “Você está sempre procurando, procurando por um sentimento, mas tudo que vem fácil, vai fácil, oh, me desculpe, mas é verdade...”. Se você está sofrendo por amor, ou brigou com alguém, e nem precisa ser quem você troca salivas, sai arrasado. Afinal, como diz a cantora: “Você traz sofrimento. Tirando todo o melhor de mim, você não pode ver? Você teve o melhor de mim, você não vê?”.


2º ) 
DownJason Walker
“Eu atiro para o céu, eu estou preso no chão, então por que tentar? Eu sei que vou cair. Eu pensei que podia voar. Então, por que me afogar? Eu nunca saberei por que está descendo, descendo, descendo”. Escutei a primeira vez em um dos episódios da série “Diários do Vampiro” que, em minha opinião é ruim, os atores são feios e só o que se salva é a trilha sonora. Essa, é a melhor música, inclusive não só do seriado, mas de alguém que vi saindo do Myspace. A deprê de Jason Walker continua. “Eu não estou pronto para esquecer, porque então eu nunca saberia o que eu poderia estar perdendo, mas eu estou sentindo falta de muita coisa. Então, quando é que eu desisto do que venho desejando?”. Linda, mas doooooownnnn.

1º ) 
You Weren't In Love With Me – Mike Fleetwood
A pior de todas as decepções, eu imagino, é sentir que não teve a importância que você deu a uma história. É constatar que o peso que você deu a alguém, só foi dado por você. Já escutei inúmeras histórias assim, e tenho certeza de que todo mundo também e, por estar de fora, vemos os fatos com um olhar distanciado – e sensato. Essa música é sobre uma das piores fossas que existe, a de enxergar que a vida anda sem você. A de seu amor, também. Sem você por lá. “Não pensei que pudesse seguir em frente, fiquei preso às memórias e sonhos que eu deveria ter tido. Meu amor novinho, até cegos poderiam ver que eu estava apaixonado por você... mas você não se apaixonou por mim. Acho que vou ter que guardar, guardar dentro de mim, não sei porque, mas sei que isso não mudará”... Espero que você saia ileso dessa lista e, por favor, não se mate.

Um comentário:

  1. Então... dessa relação sua, só fico mesmo com "Wake Me Up When September Ends", mais pela letra do que pela melodia (pois acho aquela batidinha bem legal)
    Mas... Fossa mesmo, ainda fico com algumas na voz da Amy Lee (do Evanescence) como "My Immortal", "Hello", "Good Enough"... Ou muitas do Within Temptation, como "Our Farewell" ou "Utopia"
    Mas tô adorando essas suas seleções! Legal mesmo!
    =]

    ResponderExcluir